Como mudar a cor de fundo do Editor VBA com temas escuros personalizados e alterar as cores do texto

2 Views


Published
Se você ainda não sabe como criar temas escuros e com cores personalizadas dentro do Editor de códigos VBA, esse vídeo é para você.

Ao final desse vídeo, você será capaz de customizar o seu VBE conforme seu gosto e com base em sua própria experiência como programador. A grande vantagem em poder criar suas próprias cores de texto e fundo é a de poder controlar e encontrar um ponto de equilíbrio entre a Interface que mais te favorece, como por exemplo, evitando o cansaço da vista e o grande incomodo de contraste de cores, que muitas vezes não são as melhores.

Muitos Editores de códigos nos possibilitam a mudança entre diferentes temas, sejam eles padrão do Editor, ou criados por terceiros. Mas que infelizmente, não é o caso do VBE (Visual Basic Editor). Ou seja, o VBE não possibilita aos usuários a escolha de outros temas, sejam eles de fundo escuro ou não, e mesmo permitindo a alternância de cores, não dá suporte para a criação de novas cores.

Por esse motivo, para que seja possível conseguir alterar a cor de fundo do Editor do VBA com temas escuros e cores personalizadas, é necessário recorrer a outros meios.

Esse vídeo é justamente para te mostrar a como acessar e modificar a DLL responsável pela definição das cores padrão do VBE, por cores mais agradáveis e que levam uma melhor experiência ao seus usuários.

Portanto, ao sair do fundo e tema de cores padrão do VBE e criar sua própria palheta de cores isso vai lhe permitir ser um programador mais produtivo.

Category
Code editors
Be the first to comment